Porto de Nacala-Velha transportou menos carvão no primeiro trimestre de 2021 do que de 2020

0
162

Nampula (IKWELI) – O porto de Nacala-Velha, principal ponto de escoamento do carvão mineral pela empresa Nacala Logistic, registou uma redução da quantidade do produto exportado durante o primeiro trimestre do corrente ano de 2021, comparativamente ao igual período de 2020.

Um comunicado de imprensa enviado ao Ikweli, refere que “durante o primeiro trimestre, o transporte de carvão situou-se em 1 milhão de toneladas, contra o orçado de 1.5 milhões de toneladas, e o embarque atingiu 1.1 milhão de toneladas, contra 1.5 milhões de toneladas previstas. Estes resultados representam uma diferença em relação ao planificado na ordem de 34% (transporte) e 28% (embarque)”.

Ainda assim, a nota aponta que “o Relatório Financeiro e de Produção da Nacala Logistics do primeiro trimestre de 2021 apresenta um aumento do lucro bruto (EBITDA) na ordem dos 6%, nos negócios de transporte de carvão e de carga geral. O crescimento do lucro bruto ficou a dever-se a gastos operacionais abaixo do previsto. Para este período foram orçados 88 milhões de dólares, sendo que o cumprimento situou-se na ordem dos 83 milhões de dólares”.

Citado pelo comunicado, Fábio Iwanaga, Administrador Financeiro da Nacala Logistics, destacou que “as operações nos dois negócios, carvão e carga geral, continuam a enfrentar desafios”. O responsável aproveitou para felicitar o apoio e dedicação dos colaboradores no contributo pela continuidade do negócio.

Na carga geral, durante os primeiros três meses do ano, foram transportadas 76 mil toneladas, contra 80 mil toneladas previstas para este período. “Na carga geral, a demanda continua a ser um desafio, mas os resultados melhoraram bastante no primeiro trimestre e esperamos que a carga retorne nos próximos meses, para atingirmos os nossos orçamentos”, referiu ainda o Administrador Financeiro da Nacala Logistics.

Apesar de um contexto económico desfavorável devido à pandemia do novo coronavírus, a Nacala Logistics continua a investir na segurança e no bem-estar dos seus colaboradores e stakeholders, mantendo o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e das comunidades onde opera. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here