Porto de Nacala-Velha transportou menos carvão no primeiro trimestre de 2021 do que de 2020

Nampula (IKWELI) – O porto de Nacala-Velha, principal ponto de escoamento do carvão mineral pela empresa Nacala Logistic, registou uma redução da quantidade do produto exportado durante o primeiro trimestre do corrente ano de 2021, comparativamente ao igual período de 2020.

Um comunicado de imprensa enviado ao Ikweli, refere que “durante o primeiro trimestre, o transporte de carvão situou-se em 1 milhão de toneladas, contra o orçado de 1.5 milhões de toneladas, e o embarque atingiu 1.1 milhão de toneladas, contra 1.5 milhões de toneladas previstas. Estes resultados representam uma diferença em relação ao planificado na ordem de 34% (transporte) e 28% (embarque)”.

Ainda assim, a nota aponta que “o Relatório Financeiro e de Produção da Nacala Logistics do primeiro trimestre de 2021 apresenta um aumento do lucro bruto (EBITDA) na ordem dos 6%, nos negócios de transporte de carvão e de carga geral. O crescimento do lucro bruto ficou a dever-se a gastos operacionais abaixo do previsto. Para este período foram orçados 88 milhões de dólares, sendo que o cumprimento situou-se na ordem dos 83 milhões de dólares”.

Citado pelo comunicado, Fábio Iwanaga, Administrador Financeiro da Nacala Logistics, destacou que “as operações nos dois negócios, carvão e carga geral, continuam a enfrentar desafios”. O responsável aproveitou para felicitar o apoio e dedicação dos colaboradores no contributo pela continuidade do negócio.

Na carga geral, durante os primeiros três meses do ano, foram transportadas 76 mil toneladas, contra 80 mil toneladas previstas para este período. “Na carga geral, a demanda continua a ser um desafio, mas os resultados melhoraram bastante no primeiro trimestre e esperamos que a carga retorne nos próximos meses, para atingirmos os nossos orçamentos”, referiu ainda o Administrador Financeiro da Nacala Logistics.

Apesar de um contexto económico desfavorável devido à pandemia do novo coronavírus, a Nacala Logistics continua a investir na segurança e no bem-estar dos seus colaboradores e stakeholders, mantendo o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e das comunidades onde opera. (Redação)

Hot this week

Nampula: 240 em cada 100 mil habitantes vivem com tuberculose 

Nampula (IKWELI) – Na província de Nampula, a mais...

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

Músicos e artistas de Nampula e Nacala vão jogar pelos deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – A 21 do corrente mês de...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Topics

Nampula: 240 em cada 100 mil habitantes vivem com tuberculose 

Nampula (IKWELI) – Na província de Nampula, a mais...

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img