Primeiro trimestre de 2021 foi menos violento para família e crianças em Nampula

0
122

Nampula (IKWELI) – O Gabinete de Atendimento à Família e Criança Vítima de Violência (GAFCVV), da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, refere que o primeiro trimestre do corrente ano de 2021 foi menos violento naquele ponto do país.

Dados da instituição apontam que houve o registo de uma redução em mais de 85% de casos de violência envolvendo famílias e menores, ou seja, no mesmo período de 2020 foram registados 704 casos e no período referente a 2021 foram, apenas, 605 casos.

De acordo com Trindade João, do GAFCVV, está redução é encorajadora, sobretudo porque é resultado das campanhas de sensibilização e consciencialização que a instituição e parceiros tem vindo a promover nas comunidades.

“Estamos num passo satisfatório, visto que temos uma redução”, aponta a fonte, reconhecendo que “devemos ter em conta que essa redução pode não ser na totalidade satisfatória, precisando um estudo para entender o porque dessa redução, porque pode ser a falta de denúncia”, mas “estamos satisfeitos por reduzir os casos no seu todo em 85.99%”.

As mulheres e as crianças, segundo Trindade João, são as principais vítimas dos casos denunciados, o que preocupa aquele departamento policial. Dos 285 casos cíveis registados, 101 as vítimas são crianças e 207 tem como vítimas mulheres, “o que nos preocupa muito”.

Para o crime de liberdade sexual, foram registados 49 casos, e mais uma vez mulheres e crianças foram as principais vítimas. (Elisabeth José)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here