Home ACTUALIDADE Nampula será palco do I° Congresso da Nova Democracia

Nampula será palco do I° Congresso da Nova Democracia

0
418

Nampula (IKWELI) – Em reunião de preparação do seu I° Congresso, desde a sua fundação em 2019, o movimento político Nova Democracia (ND) decidiu por escolher o maior círculo eleitoral do país para acolher o evento no próximo ano, 2022.

A referida reunião teve lugar no último fim-de-semana na cidade de Nampula, e um comunicado produzido em resultado refere que “as teses do congresso serão publicadas em Janeiro de 2022, representando medidas política que os militantes da Nova Democracia irão discutir durante todo percurso de preparação do Congresso, desde as questões de governação interna até ao contexto PESTA nacional. A discussão das teses constitui um empolgante exercício democrático dos militantes e os aproxima da identidade política e ideologia do movimento”.

O mesmo documento aponta que, em termos de género, “tomando consciência da envergadura do que se pretende, o grupo alvo será quotizado em termos proveniência, género (50% mulheres) e faixa etária (80% jovens até 35 anos) com base na abordagem de inclusão 3R (Representatividade, Recursos e Realidades) para salvaguardar o respeito pelos direitos humanos, a consideração das especificidades e necessidades de grupos diferenciados e, a valorização dos saberes locais. Grupos geralmente excluídos incluindo de pessoas com deficiência terá́ quotas especiais. Num período em que Moçambique conta com 6.72 milhões de usuários de Internet, com uma penetração de 21.2% em Janeiro de 2021, e com 3 milhões de usuários de redes sociais (9.5% da população nacional), o Congresso irá igualmente recorrer a recursos tecnológicos e plataformas digitais para a visibilidade e maximização da abrangência, com a observação devida das excepções estatutárias”. (Redação)