Há redução de terras húmidas em Nampula

0
316

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente em Nampula, no norte de Moçambique, diz-se preocupada com a redução da densidade de terras húmidas naquela circunscrição.

De acordo com Nélio Manuel, chefe do departamento do Ambiente na instituição em referência, esta redução se deve a pressão popular, por um lado, e por outro lado as mudanças climáticas.

A fonte diz que este problema sócio-ambiental, no futuro, vai causar grandes problemas para a população local.

“A nível de Nampula estamos a passar por algumas ameaças do desaparecimento das terras húmidas. Há uma tendência de redução dessas terras, devido a pressão da população do uso dessas terras. A província de Nampula apresenta uma adversidade dessas terras, muito abundante e temos muitas áreas, mas apesar disso nesses últimos anos está a reduzir, com a influência das mudanças ambientais globais. Essas terras, apesar de serem sustentáveis por parte da prática de agricultora, é importante que agente tende de minimizar esse uso tendo em conta o equilíbrio ecológico do ambiente”, disse Nélio Manuel.

A 2 de Fevereiro assinala-se o dia mundial das Terras Húmidas, e em Nampula a direcção de Desenvolvimento Territorial e Ambiente iniciou com as actividades inerentes a efeméride ontem quinta-feira (28).

O distrito de Mossuril, na costa da província de Nampula, vai ser palco da cerimónia do dia, e a sua escolha deve-se a disponibilidade de terras húmidas e a necessidade de consciencialização das comunidades para a sua prevenção ambiental.

Vamos realizar várias actividades para essa data, e dar a conhecer a importância das terras húmidas na nossa vida, porque ajuda-nos a regular as cheias e inundações que são problemas que, nos últimos anos, afectam bastante as nossas comunidades”, precisou o chefe do departamento do Ambiente na direcção provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente de Nampula. (Elisabeth José)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui