Em 2020 Nampula registou mais de 2500 casos de violência baseada no género

0
153

Nampula (IKWELI) – Durante o ano de 2020, a província de Nampula, a mais populosa do país, registou a ocorrência de 2518 (dois mil e quinhentos e dezoito) casos de violência baseada no género, contra os 2084 (três mil e oitenta e quatro) registados no ano anterior de 2019.

De acordo com a chefe do Departamento de Atendimento a Família e Menor Vítimas de Violência, no comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, Margarida Cheque, esta redução em 566 (quinhentos e sessenta e seis) casos representa uma redução na ordem dos 19%.

Esta redução surpreendeu aquele departamento policial, que esperava o aumento de casos devido ao confinamento forçado pelas medidas de prevenção da covid-19.

“É um bom sinal porque demonstra que estamos a caminho de um mundo sem violência”, disse a fonte.

Num outro desenvolvimento, Cheque disse que “381 casos foram contra crianças”, e que “a nossa preocupação continua, porque as mulheres e as crianças são as principais vítimas de violência”.

A Inspectora de Polícia, Margarida Cheque, aponta como medida de prevenção da prática de crimes de violência baseada no género, a promoção de palestras de sensibilização por forma a mudança de comportamento da sociedade.

“Apelamos a todos os cidadãos a pautarem pela denúncia, mesmo que não sejam eles a sofrerem a violência, porque muita das vezes a pessoas que sofre violência tem um certo receio de denunciar então nos de fora podemos denunciar para que tenhamos um mundo livre de violência”, concluiu Cheque. (Elisabeth José)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here