Nampula (IKWELI) – Durante o ano de 2020, a província de Nampula, a mais populosa do país, registou a ocorrência de 2518 (dois mil e quinhentos e dezoito) casos de violência baseada no género, contra os 2084 (três mil e oitenta e quatro) registados no ano anterior de 2019.
De acordo com a chefe do Departamento de Atendimento a Família e Menor Vítimas de Violência, no comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, Margarida Cheque, esta redução em 566 (quinhentos e sessenta e seis) casos representa uma redução na ordem dos 19%.
Esta redução surpreendeu aquele departamento policial, que esperava o aumento de casos devido ao confinamento forçado pelas medidas de prevenção da covid-19.
“É um bom sinal porque demonstra que estamos a caminho de um mundo sem violência”, disse a fonte.
Num outro desenvolvimento, Cheque disse que “381 casos foram contra crianças”, e que “a nossa preocupação continua, porque as mulheres e as crianças são as principais vítimas de violência”.
A Inspectora de Polícia, Margarida Cheque, aponta como medida de prevenção da prática de crimes de violência baseada no género, a promoção de palestras de sensibilização por forma a mudança de comportamento da sociedade.
“Apelamos a todos os cidadãos a pautarem pela denúncia, mesmo que não sejam eles a sofrerem a violência, porque muita das vezes a pessoas que sofre violência tem um certo receio de denunciar então nos de fora podemos denunciar para que tenhamos um mundo livre de violência”, concluiu Cheque. (Elisabeth José)