Nampula (IKWELI) – A Associação dos Voluntários e Orientação dos Moto-taxistas de Nampula (AVOTANA) está a desencadear uma operação, nas paragens de operadores de serviços de moto-táxi, com vista a desmantelar e banir falsos operadores a nível da cidade de Nampula, no norte de Moçambique.
Trata-se de uma medida que, de acordo com a primeira e maior organização de moto-taxistas na província mais populosa do país, visa reduzir os índices de roubos e agressões na via pública protagonizados por supostos praticantes da actividade.
Para o efeito, a colectividade, segundo o presidente da Associação dos Voluntários e Orientação dos Moto-taxistas de Nampula, Albertino José, criou gestores nos parques de carregamento, instalados em diferentes cantos do centro da cidade e nas periferias, para o controlo de taxistas infiltrados e de má conduta.
“Estamos preocupados com pessoas que exercem a actividade de moto-táxi de forma ilegal, e que fazem-se passar de taxistas legais para praticarem várias acções. Portanto, desde o ano passado temos controlado a situação”, disse.
Sem precisar o número real dos operadores de moto-táxis desmantelado, a fonte disse que o trabalho tem vindo a surtir efeitos desejados pela organização, razão pela qual, tal como entende Albertino José, o roubo e agressões físicas a cidadãos, por pessoas que se fazem passar de taxistas, tem reduzido.
Num outro desenvolvimento, o nosso entrevistado falou da sinistralidade rodoviárias que são causados pelos taxistas de motas como que estão a reduzir nos últimos tempos, mercê de campanhas conjuntas de sensibilização, levadas a cabo nos parques de estacionamento e carregamento dos visados.
“Desde o ano passado temos desenvolvido campanhas de sensibilização nos mais de 150 postos fixos de moto-taxistas, de forma a fazer-lhes perceber os perigos na via pública e a observarem rigorosamente o código de estrada”, disse.
Recorde-se que a Associação dos Voluntários e Orientação dos Moto-taxistas de Nampula (AVOTANA) conta, actualmente, com pouco mais de 2.000 membros inscritos a nível da província. (Sitoi Lutxeque)