Igreja Católica retoma celebração de sacramentos em Nampula

0
142

Nampula (IKWELI) – O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, garante estarem criadas condições para a retoma da celebração de sacramentos do baptismo e confirmação, incluindo a ordenação sacerdotal, respeitando as medidas de prevenção da pandemia da covid-19.

Os cultos foram retomados, em algumas paroquias, há mais de um mês, e os sacramentos são momentos que aglomeram muitas pessoas, facto que chama atenção ao chefe da igreja católica em Nampula, mas está seguro de que as medidas são observadas estritamente pelos crentes.

“A Conferência Episcopal de Moçambique já deu instruções para a celebração de todos os sacramentos num documento distribuído para todas as arquidioceses, onde estão acauteladas todas as medidas de prevenção. Portanto, não há nenhuma dificuldade, as comunidades cristãs que já têm as pessoas preparadas do ponto de vista da catequese poderão receber os sacramentos, porque quanto ao modo de celebração para evitar a contaminação tudo está acautelado”, anotou Dom Inácio Saure.

Por outro lado, a fonte assegurou, também, que as paroquias que não estão preparadas e não dispõem de condições para a prevenção da covid-19 não devem retomar os cultos e os sacramentos, por forma a não sacrificar a saúde dos crentes.

Dom Inácio Saure falou ao Ikweli momentos após presidir a celebração da festa do natal das crianças e famílias deslocadas da guerra de Cabo Delgado acolhidas em Nampula. O evento teve palco na paroquia da Santa Isabel, no populoso bairro de Namutequeliua.

“Este não será um natal igual ao dos anos passados, porque cada ano é sempre uma novidade de Deus. E, particularmente, este ano nós estamos a celebrar um natal no contexto da pandemia do coronavírus que é um problema de toda a humanidade e em particular em Moçambique, sobretudo, no norte do país onde se regista os ataques, daí que a celebração deveria ser bem contextualizada nessa perspectiva de modo que o natal seja mesmo celebração de esperança de tempos melhores, fim da guerra e instauração de uma paz verdadeira que nos vem de Deus”, terminou Dom Inácio Saure, Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Nampula. (Esmeraldo Boquisse)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here