CDD rende homenagem a Alice Mabota

0
844

Nampula (IKWELI) – O Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD) rendeu homenagem a activista de direitos humanos, Alice Mabota, durante a formalização da Rede Nacional de Defensores dos Direitos Humanos, realizada na última terça-feira (6).

A homenagem, segundo apurou o Ikweli, é em reconhecimento do papel que a Dra. Alice Mabota sempre desempenhou na defesa, promoção e monitoria dos direitos humanos em Moçambique.

A Rede Nacional de Defensores dos Direitos Humanos é uma iniciativa da sociedade civil que tem como objectivo fortalecer a capacidade e a resiliência dos defensores dos direitos humanos, bem como melhorar a sua protecção e segurança no âmbito da sua missão de defender a dignidade humana, lutar contra injustiças e impedir o fechamento do espaço cívico.

A rede visa ainda potenciar os defensores dos direitos humanos e do espaço cívico para que tenham maior consciência dos riscos associados ao seu trabalho e das necessidades que têm em termos de protecção. Defensores dos direitos humanos são todos os activistas que se preocupam e lutam pela defesa, protecção e promoção dos direitos humanos nas mais variadas áreas, como de gênero, criança, ambiente, transparência, corrupção, governação, democracia, terra, indústria extractiva e nas eleições.

O estabelecimento da rede acontece numa altura em que Moçambique atravessa uma fase bastante crítica, marcada não só pela crescente violação dos direitos humanos – sobretudo em Cabo Delgado, mas também pelo fechamento do espaço cívico, através da repressão, intimidação e perseguição de defensores dos direitos humanos. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui