Kenmare realoca unidade de concentração húmido B de Namalope para Pilivili

0
1164
Kenmare fabrica de areias pesadas

Nampula (IKWELI) – O Projecto das Areias Pesadas de Moma implementado pela Kenmare Moma Mining (Mauritius) Limited e Kenmare Moma Processing (Mauritius) Limited iniciou, nesta semana, o processo da realocação da unidade de concentração húmido B (WCP B) do depósito de Namalope, no distrito de Larde, para o depósito de Pilivili, no distrito de Moma.

Ao todo, são três equipamentos que estão sendo movimentados, especificamente uma draga, uma barcaça e a própria unidade de concentração húmida. O processo iniciou com o transporte da draga (com um peso de 1.700 toneladas), e de seguida avançam a barcaça e a unidade de concentração húmida (com 7.000 toneladas).

Para garantir esta operação, e respeitando os padrões de protecção ambiental, a Kenmare construiu uma estrada com 23 quilómetros de extensão e 66 metros de largura, ligando as comunidades de Namalope e Pilivili.

De acordo com Higino Jamisse, director geral da Kenmare, o projecto arrancou em 2018, e tem como objectivo alcançar a produção anual de 1.2 milhões de toneladas de ilmenite e coprodutos de forma sustentável a partir de 2021.

Ainda de acordo com esta fonte, o projecto compreende três fase, sendo que a primeira está ligada com o aumento da capacidade de produção, a segunda envolve a construção de uma terceira fábrica de processamento de areias pesadas e a terceira é referente a movimentação da fábrica do depósito de Namalope para o de Pilivili.

“O WCP B começou a exploração do jazigo de Namalope em 2013 e concluiu a mineração do minério disponível em 28 de Agosto de 2020”, disse Jamisse, para depois justificar que “todas as zonas de minério dentro do portfólio de Moma foram consideradas para a transferência de WCP B, mas Pilivili foi selecionada devido a combinação favorável dos teores mais altos, fortes créditos de coprodutos (zircão e rutilo) e areia de fluxo livre com baixos níveis de lama, facilitando a mineração e o processamento”.

Em relação ao equipamento em transferência, Jamisse fez saber que “o WCP B pesa, aproximadamente, 7.000 toneladas e tem 24 metros de altura, 60 metros de largura e quase 80 metros de cumprimento. A draga pesa 1.700 toneladas”.

Informações disponibilizadas pela Kenmare, indicam que esta transferência está orçada em, aproximadamente, 106 milhões de dólares. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui