Nampula (IKWELI) – Dois jovens empresários da cidade de Nampula, no norte do país, estão a produzir viseiras e dispensadores de álcool e gel com recurso à material local, por forma a contribuir na prevenção e mitigação da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Trata-se de Hilton Charas e Rafique Juma, respectivamente, proprietários das empresas “Bue de Mídia” e “SoPinta, Lda”.
Actualmente, a capacidade instalada é de produção de 500 viseiras por dia e 30 dispensadores de álcool e gel movidos pelo pé.
De acordo com Hilton Charas, a iniciativa visa contribuir para a prevenção da pandemia e garantir que Nampula não atinja níveis alarmantes da doença, tendo em conta que já se regista a transmissão comunitária.
“A nossa ideia é contribuirmos para o bem-estar de todos”, disse Charas, para depois avançar que “nós notamos que com recursos locais podemos contribuir na prevenção do coronavírus, e ainda oferecer trabalho a jovens que estavam no olho da rua, como é o caso de alfaiates, serralheiros e eletricistas”.
Num outro desenvolvimento, a fonte referiu que “como nossa responsabilidade social, e como membros da Associação de Jovens Muçulmanos, vamos oferecer 20 viseiras ao pessoal da saúde, como forma de eles se protegerem, também”. (Texto: Aunício da Silva *Fotos: Hermínio Raja)