Maputo (IKWELI) – Em sede de uma assembleia – geral extraordinária, recentemente realizada, a organização Centro de Democracia e Desenvolvimento (CDD) foi eleita para, no ciclo 2020 – 2022, coordenar o Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO).
Para preencher o “Grupo de Coordenação”, também, foram eleitas as organizações Centro de Capacitação da Sociedade Civil (CESC), a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), a N´weti e o Observatório Cidadão para Saúde (OCS), os quais deverão tomar posse no próximo mês de Janeiro do ano 2020.
O CDD sucede a N´weti, que entre 2017 e 2019 coordenou o FMO coadjuvada pelo Centro de Integridade Pública (CIP), Grupo Moçambicano da Dívida (GMD), CESC e FDC.
Neste período o FMO liderou importantes processos ligados ao endividamento oculto e a campanha internacional para responsabilização dos credores e demais actores, bem como a implementação de importantes projectos de influência de políticas de gestão de finanças públicas.
O FMO, que pauta por uma governação rotativa e guia-se por princípios de transparência, responsabilidade e prestação de contas, é uma plataforma de organizações da Sociedade Civil estabelecida em 2010 focalizada na monitoria da gestão das finanças públicas com o propósito de fortalecer a acção colectiva para monitorar e influenciar políticas públicas bem como influenciar a alocação equitativa de recursos aos sectores sociais prioritários. (Redacção)