Detido membro da Frelimo indiciado de recolher cartões de eleitores na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Um membro do partido Frelimo, cuja identidade omitimos por presunção de inocência, foi flagrado na manha deste sábado (07), na cidade de Nampula, capital do maior círculo eleitoral do país, inscrevendo números de cartões de eleitores e contactos telefónicos em uma ficha da sua formação política.

O indiciado foi interceptado por membros e simpatizantes do partido Renamo, no bairro dos Belenenses, onde se encontrava a passar de casa em casa, incluindo nas barracas, recolhendo estes dados, sobretudo de alunos.

Na 2ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique, na cidade de Nampula, o indivíduo contou duas versões sobre a lista, tendo na primeira referido que a mesma tratavasse de uma lista de presença dos professores da Escola Secundária 12 de Outubro nas cerimonias do dia 7 de Setembro na praça dos heróis moçambicanos. A segunda referia-se que na mesma constavam dados dos membros da OJM do círculo da Escola Secundária 12 de Outubro.

Lista que estava sendo preenchida no bairro dos Belenenses

Entretanto, Arnaldo Chalaua, membro da Renamo que comandou o grupo dos jovens que interceptou o professor da Escola Secundária 12 de Outubro, disse, em exclusivo ao Ikweli, que “o que substancia ilícito eleitoral é o acto da inscrição das pessoas, princípio de coação das pessoas para aderirem ao partido Frelimo através de listas em que há uma obrigação de se entregar cartão de eleitor em troca de uma camiseta e o número de telefone da pessoa em campanha eleitoral”.

“Em nossa análise, como partido Renamo, percebemos que aqui há um indício e levamos o caso a esquadra e está a se dar seguimento ao caso”, disse a nossa fonte, para quem, “no fundo o que nos preocupa é o facto de haver um comportamento e uma obrigação de as pessoas serem forçadas a votarem no partido Frelimo. Sabemos que eleição é um processo livre, não há nenhuma obrigação”.

Chalaua apela as autoridades para que trabalhem no caso e haja esclarecimento, porque “não podemos continuar a ter processos eleitorais viciados”. (Aunício da Silva)

 

Hot this week

Músicos e artistas de Nampula e Nacala vão jogar pelos deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – A 21 do corrente mês de...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...

Bispo de Maputo desafia jovens católicos a manterem a esperança diante das provações da vida

Maputo (IKWELI) - O Arcebispo de Maputo, Dom João...

Topics

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img