Menores abandonam fetos no rio Molócuè

Há cada vez mais fetos abandonados no rio Molócuè, na província central da Zambézia, acto, alegadamente, perpetrado por menores de idade que, precocemente, engravidadas vêm-se na impossibilidade de criar outras crianças.

Nas últimas duas semanas, segundo apurou o Ikweli, na região, dois fetos foram encontrados nas bermas daquele curso de recurso hídrico, e na última quarta-feira (5), um grupo de mulheres que se dedica a extracção e venda de areia ao longo daquele rio descobriu um feto sem vida, de acordo com Margarida Fernando, uma das integrantes.

Conta-nos esta fonte que o mesmo estava embrulhado num saco plástico e em estado avançado de decomposição.

“Quando aproximei o plástico vi algo estranho. Chamei as minhas companheiras e de seguida abrimos e encontramos um feto que aparentava ter cinco meses”, disse a nossa fonte, visivelmente agastada.

Margarida revelou-nos que, seguidamente, tratou de informar as lideranças locais. A nossa entrevistada deu a conhecer que um outro caso foi registado na sexta-feira da semana antepassada, nas bermas do mesmo rio, sendo que desta vez, segundo disse, o feto aparentava ter quatro meses.

Márcia Felizardo, uma outra residente da vila sede do Alto – Molócuè, pede aos líderes comunitários para fazerem um trabalho nas suas zonas de modo a encontrar as autoras destes crimes, para posterior responsabilização criminal. Por outro lado, a nossa entrevistada aconselhou as mulheres a abandonarem estes tipos de comportamento pois, segundo ela, envergonham e chocam a sociedade.

“As meninas é que fazem muito esse tipo de vergonha, mas elas sabem que, ultimamente, há muitos meios de como prevenir-se para evitar gravidez”, defende a senhora Márcia.

As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre estas ocorrências. (Celestino Manuel)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img